O JORNAL “A LAPA É MINHA? OU A LAPA É NOSSA?”

FALA SOBRE O BAIRRO, DANDO MÍDIA E VOZ PARA TODOS.

AJUDE O PROJETO FAZER O JORNAL. MANDE COLABORAÇÕES .

NOSSO E-MAILCONTATO.LAPA2010@GMAIL.COM


Vinicius Mequeu

Coordenador e Colunista

Marcondes Mesqueu

Jornalista e redator











ARTIGOS E MATÉRIAS ANTIGAS


MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA NA LAPA

Mesmo com tantos pontos turísticos, bares glamorosos, casas de shows e gente bonita o bairro da Lapa sofre uma onda de violência descontrolada. Aquele que portar um celular moderno é candidato a  tornar-se a próxima vítima de assaltantes. O que me espanta é que estes delinquentes andem livremente desafiando a lei. Eles são fáceis de serem identificados.
Quando você vê um grupo de garotos ou homens de bermuda e alguns de mochila parados ou andando, olhando para todos os lados, cuidado, esses são suspeitos de serem os assaltantes.
Atenção, cuidado com o preconceito imposto pela mídia. Negro, pobre e malvestido não é sinônimo de ladrão. Punguista e assaltante também usa roupa de marca.
Quando estiver curtindo a noite da Lapa esconda tudo de valor e evite atender o celular na rua. Quando sentir o perigo por perto entre num estabelecimento ou procure uma viatura da PM e reze. Boa sorte no seu lazer.


----------------------------


PRÉDIOS ANTIGOS ASSUSTAM NA LAPA


No dia 15 de Maio desabou nas esquinas da Rua do Lavradio com Relação mais um prédio aumentando a sensação de descaso do poder publico para  com as construções antigas. A postura de alguns proprietários e comerciantes frente aos seus imóveis passa a ser uma questão de morte ou sorte. Uma fachada bonita pode está escondendo estruturas e madeiras apodrecidas.
O que espanta é saber que o bairro da Lapa tem milhares de sobrados e prédios abandonados e ocupados por invasores e que alguns deles sevem ao tráfico ou para guarda de furtos e roubos.
Espantoso é que estamos nos preparando para os jogos mundiais e a Lapa será um local de visitação  pelos turistas. Por que não vistoriar os prédios antes da próxima vítima?
Entendemos que uma cidade se administra com energia e humanidade. A receitinha que engloba abandono de prédios  para que com isso as consequências cheguem a insustentabilidade e dai num “belo dia” Guarda Municipal, PM, Comlurb e um desumano papel assinado por um juiz promovam mais uma desocupação já não convence. O filósofo do Circo disse GENTILEZA GERA GENTILEZA logo descaso do poder público gera violência. O negócio é pegar a batuta e reger com competência ou largar para quem o saiba.   




---------------------


Falta de fiscalização pode gerar reprise de cenas já vistas!

Será que alguém ainda se lembra do Filé Carioca aquele restaurante que ficava na frente da Praça da Tiradentes que explodiu por um vazamento de gás?

Um vazamento de gás que deveria estar acontecendo a dias e por não ser fiscalizando pelo governo,  provocou uma grande catástrofe no centro do Rio de Janeiro no dia 13 de outubro de 2011, matando três pessoas, ferindo outras e deixando milhares de pessoas que passam ou trapalhão por La traumatizadas.
O espantoso que no Centro é na Lapa tem diversos bares e restaurantes que usam gás de botijão sem nenhuma fiscalização deixando este local em risco.
Andando pelos bares podemos reparar que em alguns destes estabelecimentos o botijão fica ao lado do fogão, sendo um prato cheio para um provável acidente.
Esperamos que nossas autoridades acordem e inicie uma grande fiscalização nestas casas que trabalhão com comida para não assistirmos ou ser vitimas de outra explosão.


-----------------------

CARRO NA RUA E MESA NA CALÇADA E PEDESTRE QUE SE EXPLODA

É desrespeitoso o que acontece de quinta a sábado na Rua Mem de Sá. Alguns bares antes das 22 horas colocam suas mesas nas estreitas calçadas. O volume de clientes aumenta, os garçons começam a trabalhar e o pedestre que se exploda. Fica praticamente impossível transitar. Somos empurrados para o meio da rua. As benditas calçadas, que deveriam ser usadas para os transeuntes, são promovidas a extensão dos bares. Não é possível que a Guarda Municipal presente em frente a isso não veja. Não é possível que isso seja legal.


-------------------------------

POPULAÇÃO DE RUA ABANDONADA
Não podemos ver com estranheza a quantidade de pessoas que compõem a população de rua na Lapa. Afinal de contas os pedintes sempre procuraram os locais mais populosos. O que me deixa pensativo e em busca de resposta e a ausência dos antigos educadores de rua. Não vejo mais a abordagem acontecendo. Está na hora de uma atuação técnica, como havia no passado. Esse papel é do educador e não da polícia. Sobram Ongs, porém faltam projetos efetivos de atuação direta.  


---------------------------------


A Subprefeitura mudou. Será que foi para melhor?

Em nome de todos que acompanham este projeto, desejamos boa sorte para o novo Subprefeito do Centro, Sr. Luiz Claudio Gonçalves Vasques e sua equipe. Espero que nós, população abandonada do Centro/ Lapa, possa recuperar a esperança da retomada de ordem no berço da boemia e palco de grandes artistas.

A  Lapa vem sendo vítima de esquecimento por parte da administração pública. Aqui moram pessoas que precisam acordar cedo para trabalhar no dia seguinte. No entanto bares colocam músicas ao vivo no último volume até altas horas. De quarta a domingo, depois das três da manhã milhares de jovens vão para o meio das ruas para batucar não deixando ninguém dormir. Reclamamos uma ação de ordem que dê o mesmo direito para quem queira dormir e para quem ficar bebendo a noite toda.
Senhor Subprefeito, a Lapa tem problemas ligados a poluição sonora à trafico de drogas com menores e muitos mendigos e pivetes que assaltam a olhos vistos.
O projeto se coloca a sua disposição para juntos construirmos as melhorias. Podemos estar unidos nesta difícil empreitada Sr. Subprefeito, Sr. Luiz Claudio Gonçalves Vasques.    


-----------------------------

LAPA-RJ  PEDE SUA ATENÇÃO

Eu, Vinicius Mesqueu Coordenador e Idealizador do Projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA?, Venho pedir sua atenção para os problemas do bairro histórico é atualmente um dos mais visitados pelos turistas.
O abandono do poder público para com a Lapa é visível em quase todas as ruas. Usuários de drogas, assaltantes, tubulações de esgoto entupido, ratos, poluição sonora, população de rua, flanelinhas não credenciados cobrando valores absurdos, pouco policiamento militar e municipal, buracos, ruas sem luz e outros tantos que andam lado a lado com o glamour do bairro.
Pedimos a ajuda para cobrarmos ações do poder público no tocante a falta de atenção na qualidade de vida de todos que aqui vivem.
Devemos preservar nossa historia cuidando deste bairro que já foi muito modificado e vem a cada dia perdendo sua característica de boêmio e  cultural para local de bebedeira e desrespeito.
Somos a favor do desenvolvimento gastronômico e do entretenimento.  Isso gera empregos é dinheiro para nossa cidade. Pedimos sua atenção  para com o desrespeito de alguns comerciantes e do poder público que não faz seu papel de fiscalizar e dar segurança.  Fortaleça essa luta que não é nosso e sim do Município e do Estado. Muitas das conseqüências desse abandono são sofridas pelos nossos visitantes.
Nos ajude a conquistar um espaço na mídia para que possamos divulgar nossas reivindicações.
Juntos somos fortes!
Assinado:Vinicius MesqueuCoordenador e Idealizador Do ProjetoA LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA?

----------------------------------------------------------------------------


USO DE DROGAS VEM CRESCENDO ASSUSTADORAMENTE NA LAPA.

Podemos hoje encontrar nas ruas do bairro crianças, adolescentes e adultos usando todos os tipos de drogas e provocando um ar de medo e tristeza.
O abandono das autoridades é tamanha que não vemos nenhum trabalho feito com os consumidores que fazem uso em qualquer lugar desrespeitando quem não compartilha desta prática.
Gostaria de saber  onde estão os trabalhos sócias do governo e as ONGs do bairro? Por que o governo não faz um trabalho eficaz contra o consumo de drogas?
Até quando vamos ter que sair de manhã para nossos compromissos ou sentar no bar com os amigos e presenciar pessoas se drogando nas principais vias do bairro!
Será que para os jogos olímpicos vão resolver este grave mancha social ou nossas autoridades estão esperando o momento adequado para, mais uma vez, jogar o problema debaixo do tapete dos interesses eleitoreiros?Teremos que assistir mais uma vez essa novela?Esperamos que não.O sonho de cada eleitor é acreditar nos seus representantes e quem os representa na comunidade.
Teremos que esperar muito???

--------------------------------------------------------------------


Reforma ou falta de respeito com a história?

Largo da Lapa cenário de vários espetáculos, cultos evangélicos, rituais afros, shows de grande e pequeno porte, palco de artistas anônimos que mostram sua arte, local de encontro de rockeiros e outros movimentos,... Esse local foi modificado sem consulta  dos amantes da história que ali existe.
A obra do Largo da Lapa está na sua reta final.  O local foi todo modificado com a retirada do teatro de arena deixando a praça num plano só.
Fica uma pergunta:
Será que os grupos de teatro do bairro e outras artistas poderão usar a praça para mostra sua arte?
O que vamos ter nesta praça, as barraquinhas como antigamente ou os quiosques de bebidas das grandes cervejarias?
Vamos ter segurança diária para nós moradores podermos ficar na praça namorando ou batendo um papo com os amigos?
Hiiiiii, são tantas duvidas!
 O problema é que até agora nada que está sendo feito está bem claro.

--------------------------------------------------------


Moradores clamam por segurança

A Lapa sofre há muito tempo com a falta de policiamento eficaz. Assaltos, usuários de drogas, brigas e baderna nas ruas é uma triste realidade que a cada dia piora.
Antes da extinção do antigo 13º BPM foi prometido um aumento de efetivo que até agora não aconteceu.
Mesmo a PM tendo um efetivo baixo ela faz o seu melhor, mas ainda estamos com áreas descobertas. Usuários de drogas e os assaltos constantes que são efetuados a qualquer hora e local.
Outro exemplo que julgo um erro é a falta de uma viatura na praça João Pessoa das 18 ás 6 da manhã, local este que recebe todos os dias milhares de pessoas que freqüenta os bares do entorno.
O bairro ainda carece de uma atenção da guarda municipal que poderia estar reforçando o policiamento.
Infelizmente o poder público quer fazer um trabalho de retomada de aeres que antes era dominada por bandidos e vem deixando um pouco de lado a  Lapa.
Até quando  ficaremos reféns do medo?

-----------------------------------------------------------

Infância e adolescência perdida.

Diariamente somos bombardeados por crianças e adolescentes se drogando e morando nas ruas da Lapa e o pior de tudo é entender que isso acontece pelo descaso do poder público. São vitimas da sociedade que aprenderam a não dar valor à vida.
Podemos ver nesta foto um garoto que mesmo embrutecido pela vida ainda tem um espírito de criança e antes de cair no sono proveniente do desgaste que a  miséria provocou  no seu corpo, ele brincou como uma criança igual a que muitos de nós temos em casa.

Sabemos que a imagem choca, mas é necessária para alertarmos que se agente não brigar por moradia digna, saúde de qualidade, educação, emprego e lazer, esta imagem vai piorar cada vem mais. As conseqüências são previsíveis.
Temos que brigar por respeito à vida. Não podemos fechar os olhos para estas pessoas que estão agora dormindo ou morrendo nas calçadas.

Uma sociedade onde as leis que regulam o respeito entre os seus integrantes são desrespeitadas se torna arena de luta onde o homem se faz inimigo do próprio homem. Se não atuarmos e cobrarmos ação a quem de direito fica difícil saber quem será a próxima vítima.
Esta e a triste imagem do nosso lindo Brasil.

Foto de Marcondes Mesqueu – local Av. Gomes Freire


    ----------------------------------------------------


LapaFalta de infra-estrutura gera problema.
A Lapa vem crescendo assustadoramente. Prédios comerciais que recebem milhares de pessoas, condomínios lotados, um grande pólo gastronômico, vida noturna intensa... O bairro hoje sofre um aumento populacional significativo.Frente a tudo isso  continuam no ar as velhas perguntas: Quando acontecerão as obras que atendam a nova realidade?Quando ruas alagadas sairão da nossa paisagem?Quando os chafarizes de esgoto pararão de funcionar?
Mexem em calçadas e praças, instalam bancos e outras obras de fachada que só maquiam a verdadeira realidade o bairro..
As tubulações de esgoto são antigas e não suportam mais a quantidade de pessoas que se sevem delas. Nunca e demais lembrar da Rua do Rezende que resiste a crônico vazamento de esgoto.
O estranho disso tudo é que a  Prefeitura estimula a vida noturna no bairro. Como podemos receber visitantes em um local em que o esgoto vaza?
Lado a lado com o glamour a Lapa padece com o abandono da Prefeitura e do Governo do estado. A crescente população de rua,  buracos, esgotos estourados, trânsito caótico deixam os amantes do bairro chateados.
Até quando vamos ver a farra dos poderosos fazendo o que querem e ignorando a existência do povo.
Cobramos obras necessárias como alargamento de ruas e não de calçadas, reformas de praças abandonadas como a ex Cruz Vermelha e a  troca das tubulações de esgoto. Estas são algumas das obras que entendemos emergências.
Até  quando vamos esperar pelas obras?
Envie a sua reivindicação.Queremos um bairro que atenda as necessidades de nós moradores.

-----------------------------------------------------------------------------
MISSÃO POSSÍVEL OU IMPOSSÍVEL?
 Na última Reunião do conselho de segurança, dia 26 / 01 / 2012 às 9h, acontecida no SindRio, Praça Olavo Bilac, 28/ 17º antar, foi discutido, mais uma vez, os problemas do bairro do Centro / Santa Teresa. A reunião não foi nada além do que uma reprise das anteriores. Reclamaram de falta de policiamento, assaltos a pedestre, veículos e residências, poluição sonora ( mesmo este tema estando um pouco fora do foco ele é recorrente), usuários de drogas, pivetes etc. A Presidente do conselho de Segurança Professora Maria João Gaio junto com sua diretoria tentam, da melhor forma, encaminhar e ver resolvidas a reclamações só que é difícil ter respostas positivas porque o poder público não está nem ai para os moradores do Centro. O estranho disso tudo é o as autoridades mandarem invadir comunidades, expulsar os chefões e soldados do trafico e não reforçar a segurança na região central da Cidade, onde temos a maior concentração de bares, agencias bancarias, casas de câmbio, Hotéis ,casas de shows é muitos outras coisas que circula uma grande quantidade de dinheiro. No bairro do Centro - Lapa em determinados horários não vemos nenhuma viatura da policia militar ou da guarda municipal. Até quando vamos ficar na mão dos bandidos calandos perante este cenário de abandono da segurança. Os poucos policias do Centro até querem fazer um bom trabalho, mas com falta de recursos a missão torna-se impossível. OBRA NA PRAÇA DOS ARCOS, VOCÊ CONCORDA? Segundo o cronograma das obras a Praça terá jardins e uma área para prática de skate. O local deixou de ter os degraus e o anfiteatro foi pavimentado em um plano só. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, o piso será feito em granito e pedra costaneira. Esta praça não era tombada pelo Patrimônio Histórico? Por que o poder público entende que pode tudo? Muda a característica de um local sem antes fazer uma pesquisa com os moradores? Sabemos como é difícil dialogar com quem preserva a historia e o bairro. Só nos resta esperar o término dessa obra para ver quanto foi gasto para mudar o que funcionava?

---------------------------------------------------------------
MORADORES DO CENTRO CLAMAM POR ATENÇÃO

Cadê o Subprefeito?Sr. Thiago Barcellos e equipe, até quando vamos sofrer com este abandono? Queremos atenção!
Clamamos pelo respeito que merecemos por morar e conviver dia a dia no bairro da Lapa.
O estranho disso tudo é que durante o Carnaval o Nosso Subprefeito, como um típico morador da Cidade Maravilhosa, cairá no samba e para mostrar que ele gosta da folia lidera o bloco Galo do Barcellos que se concentra na Praça Cruz Vermelha.
O Galo do Barcellos está sendo divulgado pelo facebook, na sua pagina pessoal e já conquistou espaço no jornal O Globo.Senhor Subprefeito imagina o senhor e sua família morando num bairro que todo dia tem gente bebendo a noite toda e fazendo arruaça? Onde poluição sonora, moradores de rua, ambulantes ilegais, flanelinhas ilegais e usuárias de drogas desfilam a céu aberto.Com certeza não iria gostar.
Só para ilustrar o que falamos: Todas às madrugas de quarta para quinta o público do evento que acontece na Praça do Tiradentes vem para Praça João Pessoa e fica batucando e cantando até Deus sabe que horas e em algumas quintas por volta de 23h o Bar do Papai que fica na Praça João Pessoa coloca uma musica ao vivo tirando o sono dos moradores do entorno.  Como sempre falamos não somos contra o comerciante, só queremos respeito.
Amigos da Subprefeitura,  quebra esse galho para gente. Fiscalize mais a Lapa e um ótimo bloco.
Para quem quiser saber a letra do samba do bloco GALO DO BARCELLOS La vai:
ESSE GALO CANTA FORTEALEGRANDO O PESSOALVEM PRO CENTRO MULHERADAPRA CURTIR O CARNAVAL
VAMO NESSA GAROTADAQUE O GALO JÁ CANTOUÉ O GALO DE BARCELOSQUE CHEGOU E ABALOU
VAMOS CANTAR VAMOS SAMBARÉ O GALO DE BARCELOSANIMANDO ESTE LUGAR (duas VEZES)
VEIO LÁ DE PORTUGALPRO BRASIL MAIS QUE LEGALCHEGANDO AQUI NO CENTROLEVANTANDO NOSSO ASTRAL
NO CAMINHO DE COMPOSTELAO GALO MORTÔ CANTOUE AMARRADO LÁ NA FORCACOM MUITA FÉ, O NÓ SE DESATOU (duas VEZES)
VAMOS CANTAR VAMOS SAMBARÉ O GALO DE BARCELOSANIMANDO ESTE LUGAR (duas VEZES)
Veja o que saiu no O Globo:


---------------------------------------------------------

ELEIÇÕES 2012 NÃO JOGUEM SEUS VOTOS NO LIXO





Olha minha gente que coisa linda, agora só vemos políticos atenciosos. Isso não é estranho?Nesse período todo político candidato promete tudo. Antes de apoiar algum desses candidatos pesquise a sua vida no Google. Pergunte para seus conhecidos sobre ele para você não apoiar pessoa que não vai fazer nada pela coletividade.Nosso voto é uma arma. Não joguem fora esta chance de elegermos pessoas serias.


       









--------------------------------------------

CHEGA DE CORRER ATRÁS

Escrito por:
Marcondes Mesqueu



Longe de mim embarcar na onda alarmista que fatos como o desabamento de prédios antes entendidos como sólidos e explosões de bueiros fazem surgir no humor de uma cidade. Sabemos que presidente da república, governador e prefeito quando empoçados ganham não somente a legitimidade do cargo, mas também as heranças das administrações anteriores. E ai como é que fica? Todo acidente tem justificativa? Claro que não. A indústria do pano morno nas feridas abertas pelo poder público cresce assustadoramente. Olhemos para Lapa. Vivemos num bairro que tem na sua arquitetura a marca da beleza. Poucas são as construções recentes. Prédios e sobrados antigos constituem o patrimônio do bairro. Muitos desses são vítimas de total abandono, porém servem de moradia. A possibilidade de acidente é visível. Não precisa denúncia, a imagem já se auto-denuncia. O que me parece é que há uma campanha pró corpo-de-bombeiro. A morosidade para “correr na frente” na intenção de evitar sinistros faz com que a Defesa Civil não tenha paz. Nossas palavras não devem ser confundidas com pedido de desapropriação, mas sim de organização e cuidado com a cidade como um todo e em especial com a Lapa que passou a ser mais postal da vida cultural do nosso Estado.A exploração imobiliária navega de vento em polpa e o nosso casario, rede de esgoto e a “buerada” está doente. Sabemos e confiamos na eficiência e heroísmo da Defesa Civil, porém os preferimos nos quartéis, pois toda vez que a Corporação vai pra rua certamente tem corpos estendidos no chão. Nós os eleitores sabemos que há como evitar. Receita: Não correr atrás do perigo. Correr atrás é papel de perdedor e nesse jogo o prejuízo da derrota vai pra conta do cidadão.

---------------------------------------------------

A LAPA PODE VIRAR BAIRRO


projeto de Lei 951/2011, datado de 26 de abril de 2011 dos vereadores Dr. Jairinho e o Marcelo Arar propõe que a Lapa vire Bairro.

O Jornal Capital Cultural entrevistou os dois vereadores que deixaram claro que a Lapa se transformando em bairro será mais fácil lutarmos por melhorias como  fiscalização e a conquista de um canal direto para reclamações.
Dúvidas:
Por que a Subprefeitura do Centro não é suficiente para fazer todas as melhorias necessárias?
Dependendo da questão a palavra final não é do Prefeito ou do Governador, qual e a diferença da Lapa ser bairro ou não?
No tocante segurança teremos mais guardas municipais nas ruas de domingo a domingo?
Assusta os moradores o fato de mudarem toda característica da principal praça, fecharem retornos e ruas  para aumentarem calçadas, colocarem bancos,  acabarem com batalhão,  diminuirem ruas sem que sejamos ouvidos. Não afirmamos que seja Ruim ou Bom  a Lapa virar bairro, só temos medo de mais uma mudança.
A Lapa e de todos e não de meia dúzia!



S.O.S A LAPA PEDE SOCORRO. 
Assaltos, Usuários de Drogas, Prédios Públicos Abandonados, Tubulações antigas, Arruaceiros que não deixam os moradores dormir,Homens mal educados urinando nas ruas, Calçadas esburacadas, Moradores de rua, Iluminação pública precária, Poluição sonora e Outros problemas que são o motivo de muitos antigos e novos moradores ficarem insatisfeitos. Nosso lindo bairro histórico está abandonado pelo poder público, aqui só vemos obras de fachada que parecem um grande desperdício de verba pública ou uma forma desonesta de ganho de algumas pessoas. Retorno fechado, Bancos construídos, Calçadas mais largas e uma obra imensa em passo de tartaruga na principal praça da Lapa são só o que vemos a Prefeitura fazer. Será que o Prefeito não sabe que não precisamos de calçadas extremamente largas e nem de diversos bancos, e sim de uma boa estrutura de esgoto? Infeliz mente não se têm uma boa notícia, a obra que mais precisamos não teremos nem tão cedo. Vamos reivindicar por melhorias para nosso lindo bairro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Polícia Civil Deixa o tráfico na Lapa abalado
Esta operação contou com a delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEA
As investigações sobre a atuação da quadrilha tiveram início logo após o carnaval deste ano. De acordo com a delegada, o bando, formado por jovens, era comandado por Pablo Carlos Rebello, 18 anos, filho do traficante Wilton Quintanilha, o “Abelha”, ex-chefe do tráfico no Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio.T), com a delegada titular Renata Teixeira, e mais 70 agentes que visavam cumprir seis mandados de prisão e quatro de busca e apreensão contra menores infratores, além de nove mandados de busca e apreensão familiar.Com esta operação foi descoberto que a droga vendida no bairro vem do morro Santo Amaro.
O pior de tudo foi a descoberta que o principal ponto de venda era a escadaria da Lapa que fica na Rua Joaquim Silva ponto turístico conhecido como “ escadaria do Selaron”.A estrutura contava com menores e jovens moradores das imediações da Lapa.

As drogas chegavam às mãos deles através do Pablo que fazia a intermediação, eram vendidos nesta rua maconha, crack e cocaína.
Pablo foi capturado na manhã de sexta-feira, na casa da mãe dele, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O total desta operação foi seis pessoas presas e três menores apreendidos, Com os jovens, os policiais apreenderam 30 trouxinhas de maconha, material para endolação, um frasco com produto químico para cheirinho da loló, além de dez frascos com a droga pronta e R$ 2 mil em dinheiro. Eles vão responder por associação para o tráfico de drogas. Todos os presos têm passagem pela polícia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossa Lapa
O projeto A LAPA É MINHA? OU A LAPA É NOSSA? Deu início em Maio de 2009 .Eu, Vinicius Mesqueu elaborei este projeto principalmente para reivindicar melhorias para a Lapa e para buscar pessoas sérias que ajudem o nosso bairro a melhorar ainda mais. Muitos me perguntam qual é o meu propósito com este projeto, na verdade quero primeiro parar de ver o nosso bairro sendo destruído pela desordem e pelo descaso do poder público.Já fizemos algumas reuniões de moradores e ajudamos a fazer outras.
Percebi que o bairro precisa de uma associação ou outra instituição organizada e atuante, hoje só temos uma atuante que é o conselho de segurança que brilhantemente é presidido pela Professora Maria João.Sei que o bairro tem milhares de Associações montadas, mas nenhuma atuante, que lute por melhoria na qualidade de vida da LapaMe deixa muito entristecido em ver outros bairros com moradores unidos em prol de reivindicar por melhorias, e o nosso lindo bairro histórico, ter alguns moradores que só visam o seu lado, atrapalhando as iniciativas para melhorar a nossa qualidade de vida.Na verdade escrevo este texto em forma de desabafo, com a esperança que neste novo ano possamos melhorar nosso Histórico Bairro Boêmio.Moradores, Comerciantes, Políticos, Trabalhadores, lideranças, Produtores, ONGs, Órgãos do Governo e Prefeitura,Jornalistas, e todos que amem a Lapa, vamos nos unir para lutar por melhorias.
Tenham Todos, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
-------------------------------------------------------------------------------------------

Iluminação pública? ou apagão público?
Andando pelas Ruas do bairro da Lapa podemos ver que muitas delas estão às escuras, trazendo insegurança para quem tem que passar por elas.Alguns pontos que vivem tendo problemas com a iluminação pública: Av. Mem de Sá no trecho da Rua do Rezende ao antigo IML, Henrique Valadares já chegando a Praça Cruz Vermelha, Rua do Riachuelo perto dos arcos e, para finalizar um destes pontos, o poste da Praça João Pessoa teve seu fio cortado na obra da prefeitura.Este laudo sobre o fio foi dado pelos funcionários que fazem a manutenção da Iluminação pública.O que podemos ver é que o nosso bairro está abandonado, um poste apagado há tempos por culpa da prefeitura é retrato do descaso que ela tem com os moradores.Quem souber de mais pontos sem luz na Lapa peço para que mandem uma mensagem.
--------------------------------------------------------------------------------------------------


Cadê o Thiago Barcellos?



O projeto A LAPA É MINHA? OU A LAPA É NOSSA? Solicitou uma reunião com o nosso Subprefeito Thiago Barcellos no dia 18/11/2011 e até agora não tivemos uma data agendada.O estranho é que o Assessor Manuel do Thiago Barcellos, falou antes de iniciar a reunião do conselho de segurança, aonde ele foi como representante da Subprefeitura, que iria agendar este encontro.Só queremos passar para o nosso Subprefeito todas as reivindicações dos moradores e somarmos forças com a subprefeitura.Já que não estamos sendo felizes com a marcação deste encontro, peço a todos que ajudem a cobrar do Thiago Barcellos algumas explicações, tais como:Cadê o projeto PSIU que iria fiscalizar as casas noturnas do bairro?QUEREMOS DEIXAR CLARO QUE O PROJETO NÃO É CONTRA NENHUM COMÉRCIO QUE ATUE COM RESPEITO AO BAIRRO E SEUS MORADORES.Será que a construção dos bancos na Praça João pessoa foi feita para ser local de drogados, baderneiros e mendigos? Por que não se têm nenhum guarda municipal neste local?Até quando iremos sofrer com os bueiros entupidos em algumas ruas do bairro? Já podem colocar barracas de camelô em qualquer lugar? Quando vamos ter uma organização para os verdadeiros ambulantes poderem trabalhar com dignidade? Na questão dos estacionamentos e flanelinhas irregulares, o que a Subprefeitura está fazendo?Bom, estas são algumas perguntas que estão sem resposta. Não basta divulgar na mídia o que estão fazendo, tem que falar com o povo e ouvir o povo.
-------------------------------------------------------------------------------


SOS Centro/Lapa precisa de segurança 24h.  

Atenção, governador e secretario de segurança, achamos ótimo o esforço de vocês para retomar as comunidades que por muito tempo foram abandonadas pelos nossos antigos governantes e hoje vocês estão estabelecendo a paz nestes locais.

Parabéns pelo projeto UPP, vamos tirar das ruas estes criminosos e transformar as comunidades em local verdadeiramente bom para se viver.
 
 
Mas queremos pedir de vocês atenção urgente para o bairro do centro, que a cada dia aumenta mais o uso de drogas e assaltos.
 
 
Já podemos ver em alguns pontos bandidos no Centro/Lapa fugidos de comunidades pacificadas, falando abertamente o nome da sua facção.
 
 
Nossa segurança esta precária, colocando muitos moradores refém do medo.
 
 
Não queremos ser dramáticos e nem fazer “tempestade em copo d`água", queremos alertar para uma coisa séria, o bairro esta com sua segurança ameaçada.
 
 
Meu medo é que um trabalhador de bem acabe fazendo justiça com suas próprias mãos. Olhe bem amigos isso não é nada difícil acontecer.
 
 
Imagine se você pega um bandido fazendo algum mau a um membro da sua família, o que você faria?
 
 
Governador e Secretario de Segurança, por favor, aumente o efetivo do 5° Batalhão, o comandante está fazendo o que pode, ouvindo os moradores e tentando atender a todos, mas percebo que o bairro sofre com um baixo efetivo e penso que isso é devido as UPPS.
 
 
Vamos pensar um pouco no Centro agora, os moradores agradecerão muito.
 
 
O Projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? Faz este apelo para o Governador Sergio Cabral e o Secretario de Segurança José Mariano Beltrame.
 
 
Queremos dar os parabéns ao comando do 5º Batalhão pelo respeito que todos têm com os moradores do Centro.

----------------------------------------------------------------


PRAÇA JOÃO PESSOA OU PRAÇA DA BAGUNÇA?
Milhares de moradores não estão mais agüentando a desordem deste trecho. Isso anda tirando o sono.
Drogas, adolescentes bêbados com copos e garrafas de vidro, bandidos, flanelinhas ameaçadores extorquindo pessoas, carros em cima da calçada, gritaria a noite toda e para piorar nenhum policial por perto quando se faz necessário.
Gostaria de saber, para onde estar indo o nosso dinheiro dos impostos que pagamos?
A Prefeitura junto com a Subprefeitura construíram uma praça com bancos, sabendo que vai aglomerar gente, por que ate hoje não implantou uma cabine da guarda municipal ou por que não pediu apoio para policia militar colocando um carro 24h neste local.
Quinta, Sexta, Sábado a desordem fica maior e com isso os assaltos, uso de drogas e tudo de ruim aumenta. Tirando que o morador que tiver que ir à rua de manha pode ter seu pé urinado ou ver um membro de algum homem que na maior cara de pau faz sua necessidade na frente de todos.
Gostaria de saber se o Prefeito ou Subprefeito ate o Governador iria gostar de passar com sua mulher, mãe, filha, avó ou alguma pessoa da sua família quando um homem urinasse?
Acho que não.
Precisamos de um patrulhamento 24h nos sete dias da semana para punir estes porcos.
O Morador da Lapa pede respeito, “pagamos nossos impostos e queremos ser bem tratados”.

--------------------------------------------------------------------




Onde esta o Thiago Barcellos, SUBPREFEITO do Centro do Rio?!

Abro este artigo dando os parabéns para o Jornal Capital Cultural deste mês, que fez um ótimo artigo falando do Subprefeito.
O jornal abre o artigo falando “A Orelha do Subprefeito Thiago Barcellos deve estar queimando”.
Mais claro que estar queimando ele não ouve os moradores do centro!
Thiago, você e chamado para diversas reuniões e não vai a nenhuma, por quê?  
Um subprefeito que ouve o povo se torna um bom líder, podendo ter chances de ganhar uma eleição para Vereador, que já tem comentários  que você e pré-candidato.
O Centro em especial a Lapa vem tendo diversas obras que a prefeitura junto com a subprefeitura  julga que e para melhoria, o estranho que mesmo assim encontro calçadas irregulares tornando o passeio dos milhares de idosos e deficientes físicos um esporte radical.
Agora fica uma pergunta no ar:
Por que não trocam as galerias de esgoto da Lapa?
Vamos parar de fazer obras inúteis! Praças, bancos, retornos fechados para construção de calçada para bares colocar mais cadeiras, são as únicas obras que estamos vendo a Subprefeitura se dedicando a fazer.
O Projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? ,não e contra a nenhum comerciante acho ótimo todos os bares e casas de shows do bairro, isso traz segurança e emprego.

Gostaria muito que o Thiago ouvisse os moradores e começasse a trabalhar junto com agente por um Centro melhor de se viver.
-------------------------------------------------------------------------------------------------



Polemica sobre o fechamento da Lapa nos finais de semana

O bairro da Lapa vem crescendo numa velocid
ade enorme e com isso os problemas ficam cada vez mais graves.
O fechamento da Lapa nos finais de semana e um dos problemas que vem mas tirando o sono de alguns moradores, ter as principais vias fechadas trais um transtorno no transito visível.
Olhando pelo ponto de vista que hoje o bairro e um roteiro gastronômico e local de entretenimento de todas as tribos, reabrir Lapa pode acarretar muitos acidentes com vitimas  e podendo ter suas vias sujas de sangue.
Acho que devemos cobrar dos governantes um reestudo deste fechamento e junto com os moradores descobrir uma solução que fique boa para todos.
Nos do projeto A Lapa e Minha? Ou a Lapa e Nossa? Quer que todos convivam com Paz e harmonia.
Este artigo foi escrito para estimular uma reflexão sobre este assunto polemico e falar que brigando não iremos mudar nada. Se tiver que continuar este fechamento, devemos exigir  do poder publico uma solução no transito para que os carros de socorro possam prestar seus serviços sem ficar presos em trânsito.
--------------------------------------------------------



Lapa Boemia ou Lapa de moradia
A Lapa dos Sambistas, Pagodeiros, Rockeiros, Forrozeiro, poetas e todos que aqui vem ter momentos de lazer, incomoda alguns moradores que trabalham, estudam ou passam sua velhice no bairro.
 
O bairro boêmio hoje está sofrendo com o aumento de bares e a falta de dialogo dos comerciantes com os moradores e com isso grupos de moradores estão denunciando bares que são fechados num dia e abertos no outro.
Nesta briga de Gato e Rato ambos estão saindo perdendo, uma casa fechada ou multada tem um prejuízo desnecessário podendo ter sua estrutura abalada e acabar falindo.
Penso que o comerciante poderia entra num acordo com os moradores e preparar suas casas acusticamente e não precisar brigar com os que aqui residem.
Agora se os comerciantes não quiserem dialogo, o poder publico tem o dever de multar e casar o alvará.O Projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? quer estimular o dialogo entre todos. Bom censo e sinal de comerciante vitorioso e morador feliz.





-------------------------------------------------------------------



Amigo (a)s do nosso lindo bairro histórico,
No dia 26 de outubro associação de moradores da Cruz Vermelha Adjacência, Projeto A Lapa e Minha? Ou a Lapa e Nossa? Junto com a Folha do Centro, fizeram o 3º Seminário para discutir os problemas do Centro.
Convidamos o Sub-Prefeito do Centro, Comandante do 5º BPM, Assistência Social, Comlurb, SEOP, Secretaria municipal do Meio Am
biente e Guarda Municipal .
Todos os órgãos compareceram com seus respectivos representantes, e foram muito atenciosos. Agora com muita tristeza falamos que o subprefeito do  centro não compareceu e nem mandou ninguém.
Fica uma pergunta no ar, será que o morador do centro e importante para subprefeitura?
Atenção subprefeito queremos ouvir e falar com você!!!
Amigos abaixo você poderá ler a nossa Ata.
 3º SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DO CENTRO - R J.


         Às dezenove horas e trinta minutos do dia 26 de outubro foi dado início ao 3º Seminário, foi pedido para compor a mesa o m Segundo Tenente do 5º Batalhão da Policia Militar Sr. Vidal; Sr. Rogério Bastos do SEOP, grupo de ações especiais, coordenador do centro da Cidade do Rio de Janeiro; Sr. Luiz Carlos da Comlurb; o supervisor da Guarda Municipal Sr. Marcos André e a Assistente Social Sra. Ana Claudia.
         O Sr. Carlos Augusto deu inicio ao 3º Seminário com uma carta de uma moradora da localidade do Bairro da Lapa com a idade de 85 anos, relatando toda indignação dos moradores, logo após relatando os tópicos do 3º Seminário, Fechamento da Lapa nos finais de Semana; Segurança nas Ruas do Centro do Rio; Moradores de Rua; Abandono de Prédios Públicos; Poluição Sonora; Vazamento de Esgoto; Saúde Pública de Qualidade para os Moradores; Limpeza Urbana; Ambulante em locais impróprios e barracas sem padrão, poluindo o visual do bairro. O Sr. Carlos Augusto então passou a palavra para o Sr. Vinicius que falou a respeito do som nas alturas dos Bares e Restaurantes localizados na Avenida Mem de Sá.
        O Sr. Rogério Bastos da SEOP, Coordenador da Ordem Pública do Centro, pediu a palavra para dar a resposta ao que o Sr. Carlos Augusto relatou, começando pelo fechamento da Lapa e que iria levar nossos pedidos ao órgão competente e a respeito do calçamento com mesa e cadeiras dos Bares e Restaurantes, e o som ele falou que existem processos na Secretária com embargos para o funcionamento dos mesmos tramitando. A respeito dos Camelôs na Rua do Riachuelo, foi feito uma pesquisa para o assentamento dos mesmos naquele local, passando a palavra para o Sr. Marcos André, Supervisor da Guarda Municipal, relatar sobre o controle de pessoas, transita e venda de produtos irregulares e se comprometeu com todos e irá levar nossas reivindicações da nossa pauta aos seus superiores, e se colocando a disposição de todos os moradores da Lapa, dando a palavra ao 2º Tenente da Policia Militar Sr. Vidal, que falou que o policiamento está constante no horário noturno e principalmente nos dias de sexta-feira e Sábado,  o contingente aumenta com soldados extras para a localidade da Lapa, e que ira levar ao conhecimento de seu comandante os constantes roubos que estão ocorrendo nos arredores da Rua do Lavradio até a Rua do Senado incluindo a Avenida Chile até perto da Catedral, passando a palavra para o Sr. Luiz Carlos da COMLURB, que anotando nossas reivindicações e reclamações, falou a respeito da coleta de lixo e horário estipulado para o recolhimento e limpeza, e com é feito os mesmos na rua do centro, e comentando que nada pode fazer a respeitos daqueles que abrem os sacos localizados em locais no qual a coleita será feita; então dando por final a palavra para Assistente Social Sra. Ana Claudia que sua secretaria está agradecida pelo convite  feito e fez uma breve exposição do trabalho realizado pela sua secretaria, falando da violência a mulher e os moradores de rua, focado sobre a região da Lapa, falou também da ação da sua secretaria especificamente na  população em modo geral,  também no turismos social da região do centro e que também reclamou da população que acolhe esses moradores de rua, dando dinheiro e comida.
        Ao término de todos na mesa terem acolhido e dados seus argumentos passou-se então a palavra para aqueles que estavam no 3º Seminário, O Sr Marcondes , morador da Avenida Gomes Freire, reclamou da disputa das pessoas com as mesas e cadeiras dos Bares e Restaurantes nas calçadas ; o representante da Associação da Praça Tiradentes, pediu para todos responderem por seus atos de modo geral, e reclamando da perda do 13º Batalhão que estava localizado na Praça Tiradentes e que o mesmo foi substituído por uma Companhia, morador da lapa reclamou do som do Bar Beco do Rato molhado; Sra. Luzia falou sobre o som da Rua do Riachuelo nº 125; Sra. Regina , parabenizou a COMLURB porque ela foi atendida nas suas reivindicações rapidamente e reclamou de um ambulante na Rua Washington  Luiz nº 79 e a quantidade de cachorros naquela localidade e sua mãe foi até mordida por um deles;  Sr. Marcelo representante dos Ambulantes do Rio de Janeiro , agradeceu a todos na mesa e pediu a  Secretaria de Assistência Social junto com a SEOP para se fazer uma triagem sobre o aproveitamento dos moradores de rua.
       Encerrando  3º Seminário a Sra. Ana Claudia deixou claro que esta  a disposição de todos e agradecendo mais uma vez o convite;  A Guarda Municipal agradeceu  também o convite  e estando a nossa disposição através de seu Supervisor Sr. Marcos André;  o Sr. Luiz Carlos da COMLURB agradeceu e deixou o telefone 2222 7309 para quaisquer contato e reclamações; Sr. Rogério Bastos da SEOP agradeceu a todos e deixou seu Email  seop.centro@gmail.com e que vai continuar embargados os bares que não adequarem e que hoje são um total de 5 bares na Rua Mem de Sá e que serão fechados; o 2º Tenente da Policia Militar Sr. Vidal agradeceu e falou a todos que irá levar ao conhecimento do comandante de seu Batalhão  nossas  reivindicações e reclamações, que possam ser atendidas no menor espaço de tempo possível e com velocidade justa.  
       O Sr. Vinicius agradeceu a todos na mesa e reclamou da SUB- PREFEITURA DO CENTRO que mais uma vez não compareceu ao nosso 3º Seminário, pois como todos também foi convidada. O Sr. Carlos Augusto agradeceu a todos novamente e fez um breve comentário, sobre os prédios público, abandonados na região do Centro do Rio de Janeiro.
       Agradecimento ao Bar Capela pelo espaço nos cedido para nosso 3º Seminário.


---------------------------------------------------

         Às dezenove horas e trinta minutos do dia 26 de outubro foi dado início ao 3º Seminário, foi pedido para compor a mesa o m Segundo Tenente do 5º Batalhão da Policia Militar Sr. Vidal; Sr. Rogério Bastos do SEOP, grupo de ações especiais, coordenador do centro da Cidade do Rio de Janeiro; Sr. Luiz Carlos da Comlurb; o supervisor da Guarda Municipal Sr. Marcos André e a Assistente Social Sra. Ana Claudia.
         O Sr. Carlos Augusto deu inicio ao 3º Seminário com uma carta de uma moradora da localidade do Bairro da Lapa com a idade de 85 anos, relatando toda indignação dos moradores, logo após relatando os tópicos do 3º Seminário, Fechamento da Lapa nos finais de Semana; Segurança nas Ruas do Centro do Rio; Moradores de Rua; Abandono de Prédios Públicos; Poluição Sonora; Vazamento de Esgoto; Saúde Pública de Qualidade para os Moradores; Limpeza Urbana; Ambulante em locais impróprios e barracas sem padrão, poluindo o visual do bairro. O Sr. Carlos Augusto então passou a palavra para o Sr. Vinicius que falou a respeito do som nas alturas dos Bares e Restaurantes localizados na Avenida Mem de Sá.
        O Sr. Rogério Bastos da SEOP, Coordenador da Ordem Pública do Centro, pediu a palavra para dar a resposta ao que o Sr. Carlos Augusto relatou, começando pelo fechamento da Lapa e que iria levar nossos pedidos ao órgão competente e a respeito do calçamento com mesa e cadeiras dos Bares e Restaurantes, e o som ele falou que existem processos na Secretária com embargos para o funcionamento dos mesmos tramitando. A respeito dos Camelôs na Rua do Riachuelo, foi feito uma pesquisa para o assentamento dos mesmos naquele local, passando a palavra para o Sr. Marcos André, Supervisor da Guarda Municipal, relatar sobre o controle de pessoas, transita e venda de produtos irregulares e se comprometeu com todos e irá levar nossas reivindicações da nossa pauta aos seus superiores, e se colocando a disposição de todos os moradores da Lapa, dando a palavra ao 2º Tenente da Policia Militar Sr. Vidal, que falou que o policiamento está constante no horário noturno e principalmente nos dias de sexta-feira e Sábado,  o contingente aumenta com soldados extras para a localidade da Lapa, e que ira levar ao conhecimento de seu comandante os constantes roubos que estão ocorrendo nos arredores da Rua do Lavradio até a Rua do Senado incluindo a Avenida Chile até perto da Catedral, passando a palavra para o Sr. Luiz Carlos da COMLURB, que anotando nossas reivindicações e reclamações, falou a respeito da coleta de lixo e horário estipulado para o recolhimento e limpeza, e com é feito os mesmos na rua do centro, e comentando que nada pode fazer a respeitos daqueles que abrem os sacos localizados em locais no qual a coleita será feita; então dando por final a palavra para Assistente Social Sra. Ana Claudia que sua secretaria está agradecida pelo convite  feito e fez uma breve exposição do trabalho realizado pela sua secretaria, falando da violência a mulher e os moradores de rua, focado sobre a região da Lapa, falou também da ação da sua secretaria especificamente na  população em modo geral,  também no turismos social da região do centro e que também reclamou da população que acolhe esses moradores de rua, dando dinheiro e comida.
        Ao término de todos na mesa terem acolhido e dados seus argumentos passou-se então a palavra para aqueles que estavam no 3º Seminário, O Sr Marcondes , morador da Avenida Gomes Freire, reclamou da disputa das pessoas com as mesas e cadeiras dos Bares e Restaurantes nas calçadas ; o representante da Associação da Praça Tiradentes, pediu para todos responderem por seus atos de modo geral, e reclamando da perda do 13º Batalhão que estava localizado na Praça Tiradentes e que o mesmo foi substituído por uma Companhia, morador da lapa reclamou do som do Bar Beco do Rato molhado; Sra. Luzia falou sobre o som da Rua do Riachuelo nº 125; Sra. Regina , parabenizou a COMLURB porque ela foi atendida nas suas reivindicações rapidamente e reclamou de um ambulante na Rua Washington  Luiz nº 79 e a quantidade de cachorros naquela localidade e sua mãe foi até mordida por um deles;  Sr. Marcelo representante dos Ambulantes do Rio de Janeiro , agradeceu a todos na mesa e pediu a  Secretaria de Assistência Social junto com a SEOP para se fazer uma triagem sobre o aproveitamento dos moradores de rua.
       Encerrando  3º Seminário a Sra. Ana Claudia deixou claro que esta  a disposição de todos e agradecendo mais uma vez o convite;  A Guarda Municipal agradeceu  também o convite  e estando a nossa disposição através de seu Supervisor Sr. Marcos André;  o Sr. Luiz Carlos da COMLURB agradeceu e deixou o telefone 2222 7309 para quaisquer contato e reclamações; Sr. Rogério Bastos da SEOP agradeceu a todos e deixou seu Email  seop.centro@gmail.com e que vai continuar embargados os bares que não adequarem e que hoje são um total de 5 bares na Rua Mem de Sá e que serão fechados; o 2º Tenente da Policia Militar Sr. Vidal agradeceu e falou a todos que irá levar ao conhecimento do comandante de seu Batalhão  nossas  reivindicações e reclamações, que possam ser atendidas no menor espaço de tempo possível e com velocidade justa.  
       O Sr. Vinicius agradeceu a todos na mesa e reclamou da SUB- PREFEITURA DO CENTRO que mais uma vez não compareceu ao nosso 3º Seminário, pois como todos também foi convidada. O Sr. Carlos Augusto agradeceu a todos novamente e fez um breve comentário, sobre os prédios público, abandonados na região do Centro do Rio de Janeiro.
       Agradecimento ao Bar Capela pelo espaço nos cedido para nosso 3º Seminário.

---------------------------------------------------


---------------------------------------------------

---------------------------------------------------

Vitória !!! Idosos do Centro vão ganhar academia


Vitória !!! Idosos do Centro vão ganhar academia
Vitória na batalha iniciada pelo Jornal Folha do Centro em prol dos idosos. A Prefeitura do Rio, através da secretária do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), Cristiane Brasil, informou que há possibilidade de instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) na Praça Aguirre Cerda, no Bairro de Fátima.
A informação foi dada pela Assessoria de Imprensa de Cristiane Brasil. A instalação da ATI no Centro era uma reivindicação da população de cerca de 8 mil idosos da região e uma bandeira do Jornal Folha do Centro, que publicou uma crítica ao abandono dos nossos idosos na edição 174, do mês de março. A assessoria da SESQV informou também que havia projetos para a instalação de três ATIs na região central, duas delas já instaladas, uma na Praça da Harmonia, inaugurada no dia 27 de agosto e outra na Praça do Russel, na Glória. “A instalação de uma terceira está sendo definida por critérios técnicos” disse o assessor Rodrigo Ribeiro, revelando que existe possibilidade do Bairro de Fátima ser contemplado.
Para reivindicar a atenção da Prefeitura, os idosos do Bairro de Fátima fizeram um abaixo-assinado pedindo uma dessas academias na Praça Presidente Aguirre Cerda. “Conseguimos arrecadar mais 400 assinaturas quando o mínimo era de 300”, afirma o responsável pela campanha, Arlindo José de Freitas Ribeiro, 67 anos. “A reação das pessoas foi espetacular. Compensou todo o esforço”, acrescenta.
População crescente
De acordo com o IBGE, o crescimento da população de idosos está ocorrendo a um nível sem precedentes.
As projeções indicam que, em 2050, a população idosa será de 1,9 milhão de pessoas, montante equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade.
Por isso, a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) instalou academias com aulas supervisionadas por um profissional de educação física nas praças da cidade. São 10 aparelhos que permitem o desenvolvimento de exercícios de força e flexibilidade.
ATIs por toda a cidade
Já estão em funcionamento 27 unidades nas zonas Sul, Norte e Oeste da cidade, nos seguintes bairros: Leme, Flamengo, Botafogo, Largo do Machado, Cavalcânti, Anchieta (2), Penha (2), Ilha do Governador (2), Tijuca, Vila Isabel, Inhoaíba, Campinho, Méier, Bangu (2), Praça Seca, Copacabana, Ipanema, Leblon, Bairro Peixoto, Barra da Tijuca, Vigário Geral e Campo Grande.
Escrito pela Folha do Centro
www.jornalfolhadocentro.com.br

---------------------------------------------------------------------------------


Moradores exigem mudança na Lapa

Cansados do caos que se instalou no bairro, associações se unem a comerciantes para apresentar propostas ao PrefeitoNo dia 31 de agosto a Associação dos Moradores e Amigos da Cruz Vermelha e Adjacência, com o apoio do Jornal Folha do Centro, convocou moradores e comerciantes do Centro para uma rodada de discussões em torno dos problemas do bairro. A reunião aconteceu no restaurante Nova Capela, gentilmente cedido pelo proprietário, Ayres Figueiredo.Entre os temas, a extinção dos 13º (Tiradentes) e 1º (Estácio) batalhões da PM, o fechamento da Lapa, e o abandono de prédios públicos na região. Cerca de 30 pessoas compareceram, entre elas o próprio Sr. Ayres, o líder comunitário e diretor do Jornal Folha do Centro, Carlos Augusto Pinto Loureiro, o jovem líder Vinícius Mesqueu, o Sr. Jurandyr Albuquerque, Dagoberto Arruda, do bloco Carmelitas, e Virgílio de Souza, presidente do Jornal Capital Cultural. Para mediar a mesa, foi convidada a professora Maria João Gaio, presidente da 5ª AISP.União pela Lapa - Carlos Augusto propôs a união entre as várias associações comunitárias do Centro, algumas delas recém-surgidas para se juntar à Associação dos Moradores e Amigos da Cruz Vermelha e Adjacências, esta fundada em 1998, a fim de formalizarem suas queixas e propostas para serem apresentadas à Prefeitura. “Queremos mostrar isso ao prefeito Eduardo Paes ou a quem representar a Prefeitura. Queremos dizer para ele que não estamos felizes com as ações tomadas. A Prefeitura age como se não houvesse morador na Lapa. Esse fechamento é uma aberração e fere nosso direito de ir e vir. Nas noites de sexta e sábado após 22h e até as 6h do dia seguinte ficamos reféns, trancados dentro da nossa casa. E se alguém passar mal? Não tem como ser socorrido”, declarou.Outro tema discutido foi a falta de organização e de fiscalização por parte da Prefeitura aos bares que abusam da liberdade, ocupando calçadas e não respeitando os limites de barulho. Alguns participantes alegaram que há um apoio exagerado da Prefeitura aos grupos que tomaram conta de parte da Lapa e a consideram seu território particular, não respeitando os moradores.O que eles querem? - Personagem que sempre se alinhou com os interesses dos moradores e conhecedor profundo dos problemas da Lapa por já ter sido morador, o dono do Capela, Ayres Figueiredo, também criticou o fechamento da Lapa. “Não houve revitalização alguma. Houve uma atração de gente para o lazer noturno da Lapa. Um absurdo foi a Prefeitura achar que a melhor coisa do mundo era fechar a Rua do Riachuelo e a Mem de Sá. Esse pessoal (novos comerciantes que se instalaram na Lapa) tem outros interesses”, criticou, revelando que seu negócio está sendo prejudicado com a ocupação desordenada.“Não somos contra um turismo ou contra o lazer na Lapa, que sempre foi conhecida pela boemia, mas queremos ser ouvidos, pois estamos aqui há mais tempo e trabalhamos muito para a Lapa voltar a ser a Lapa”, disse Carlos Augusto da.Interesses escusos - Já a professora Maria João afirmou que desde o ano 2000 o Governo do Estado vinha tentando acabar com o 13º BPM (Tiradentes), mas já havia encontrado resistência de moradores e comerciantes em duas tentativas de aprovar as mudanças. “Inclusive o Sérgio Cabral, então deputado estadual e presidente da Alerj, nos apoiou, assim como a maioria dos deputados. Mas agora, ele mesmo fez isso. Eles vieram cozinhando os moradores igual galo velho, em fogo baixo”, declarou, revelando ainda que apesar da mobilização popular, conflitos de interesses acabaram por atrapalhar a luta dos moradores. “O Polo do Novo Rio Antigo não fechou conosco e se recusou a entregar um abaixo-assinado com mais de 2 mil nomes que havia sido recolhido junto à população. Não sei quais interesses os levaram a isso, mas com certeza nos enfraqueceu”, reclamou.Ônibus para clientes - O Jovem Vinícius revelou que há um projeto do Bar da Boa, explorado pela Ambev, para disponibilizar ônibus que fariam o transporte grátis de clientes da Zona Sul e da Barra para a Lapa.Após cerca de duas horas de discussões, foi marcada uma nova reunião, para o dia 27 de setembro, na Av.Mem de Sá, 98, às 19h, onde serão elaboradas propostas para serem entregues ao Prefeito Eduardo Paes, desta vez com a união dos vários grupos que lutam por uma Lapa melhor. Todos os moradores e comerciantes estão convocados.Escrito pela Folha do Centrowww.jornalfolhadocentro.com.br

---------------------------------------------------------------------------------------------


POLÊMICA SOBRE O TÉRMINO DO 13°BPM. 

O questionamento sobre o término anda gerando medo e muita polêmica. 

A Professora Maria João, Presidente da 13° AISP relata em um e-mail enviado para moradores e comerciantes do CENTRO a sua visita e de outras lideranças no dia 20 de maio na SESEG (Sec. de Seg. Pública) na Central do Brasil com intuito de obter alguns esclarecimentos sobre o término do batalhão.

Nesta reunião foram algumas lideranças do CENTRO tais como, representantes do Pólo Novo Rio Antigo, Rádio Saara, Sindilojas/RJ, SARCA, CCS da 13ª AISP e o Subprefeito. E forma recebidos pelo Dr. Antônio Roberto Cesário de Sá (Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional), Dr. Beltrame (Sec. de Segurança) e Cel. Mario Sérgio (Comandante Geral da PMERJ).

Maria João relata que após uma razoável espera apareceram as autoridades que através de uma pequena apresentação em ppt num telão demonstraram, finalmente, o que seria o projeto para a área do 13º BPM com o layout dos prédios que supostamente abrigarão a Companhia Avançada, com a promessa do “aumento” do efetivo em 50 homens e o que seria a sede da RISP.

Saindo agora das explicações técnicas, a preocupação de todos é como vai ficar o policiamento no CENTRO?!

Vamos relembrar o acontecido na sexta-feira da Paixão deste mesmo ano, que menores faziam um arrastão na Lapa e a Rede Globo filmou isso tudo e repercutiu mundialmente deixando nosso bairro envergonhado. 

Fica uma pergunta no ar: Com o 13° BPM, com o seu contingente insuficiente, o bairro já sofre com problemas de segurança, será que esta união do 13°BPM com o 5°BPM serão resolvidos os problemas de assaltos, usuários e vendedores de drogas?

Maria João ainda coloca no seu e-mail este questionamento: Sabemos que as UPPs são o “carro-chefe” atualmente na área de segurança, e para manter essa estrutura como por exemplo, a da Cidade de Deus, são necessários 300 homens, mais do que nós temos de efetivo atuando operacionalmente no nosso 13º BPM atualmente.

Queremos abordar outro ponto;

Com o contingente no 5°BPM na Praça da Harmonia bairro da Saúde, como fica o nosso atendimento nos horários de trânsito?

Para finalizar, será mesmo que é boa essa transferência, tendo um bairro com várias agências bancárias, universidades, escritórios comerciais, lojas comerciais, bares, restaurantes, boates, casas de câmbio, repartições públicas, TVs, Rádios e outras coisas que concentram muitas pessoas e dinheiro?
Este é o questionamento que devemos fazer ao poder público, e pedir um esclarecimento a toda população que mora, trabalha ou freqüenta o CENTRO DA CIDADE. 

Pedimos a todos que leram este texto que mandem a sua opinião sobre este tema e que nos ajudem a pedir esclarecimentos sobre o término do 13°BPM.A idéia é ter uma audiência pública com representante de segurança do nosso Estado para explicar a sociedade como vai ficar o policiamento do BAIRRO DO CENTRO.

Este texto foi escrito por:

Vinicius MesqueuCoordenador Geral do Projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA?

Fernanda Aguieiras Coordenadora de Produção do Projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA?

Maria João Gaio – Presidente da 13ª AISP (por 04 mandatos)

Contatos:

Vinicius Mesqueu – Coordenador do projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA?21-78952243 – ID: 24*38860e-mail contato.lapa2010@gmail.com


Maria João Gaio – Presidente da 13ª Área Integrada de Segurança Pública 21- 9322-0895 / 21 9382-8399http://ccsp13aisp.ibge.gov,br 

----------------------------------------------------------

“MENINOS JESUS” ABANDONADOS NA LAPA



Sexta-feira da Paixão dia 22/04/11 dia que lembramos o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, por volta de 06h30min da manhã, um grupo de crianças de rua assaltavam pessoas que voltavam da noitada.
A Rede Globo filmou por cerca de 15 minutos a ação deles e nenhum policial apareceu.
Estas ações são comuns na Lapa, o estranho é o descaso dos nossos governantes.
Pergunto a todos, cadê os abrigos para menores?
Será que é certo o menor crescer nas ruas usando drogas e roubando?
Tenho medo de um dia ver pela televisão ou pessoalmente estas crianças assassinadas por pessoas revoltadas.
Já que estamos na semana santa, data de reflexão, peço a todos os Vereadores, Deputados, Prefeito, Sub-Prefeito e Governador um pouco de atenção.
Domingo é páscoa, e todas estas crianças vão estar nas ruas desta cidade abandonadas, enquanto outras crianças vão ganhar chocolate e estarão almoçando e jantando com suas famílias.
Vamos parar de olhar para os nossos umbigos e de lutar por causas que não são relevantes e sim lutar por dignidade destes “MENINOS JESUS”.
O projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? pede a todos os moradores, comerciantes, lideranças e amigos do bairro que ajudem a lutar pela Lapa.
Terminamos este artigo, tristes pelo acontecido, mas não podíamos deixar de desejar a todos uma feliz páscoa.
Escrito por: Vinicius Mesqueu e Fernanda Aguieiras VEJA AS IMAGENS DA REDE GLOBO:



---------------------------------------------------------

SOS. LAPA QUER DORMIR.

Madrugada de terça, dia 30, perto de meia noite fui acordado com pessoas cantando na Praça João Pessoa .
Quando sai de casa para ver o que acontecia me surpreendo com um bando de adolescentes fazendo uma roda em volta do carro da polícia e entoando cantigas que eles intitulavam de “músicas de amor”.
Infelizmente não deu para registrar este momento. Só estava com celular. Quando me aproximei eles saíram de perto do carro.
A grande maioria dos jovens não era do bairro e muitos “ pareciam filhinhos de papai que não precisavam acordar cedo.”
É bom cantar o amor. Isso não tem problema, mas a meia noite e só parar quase às 3 da manhã, é demais.
A brincadeira não para por ai, os adolescentes desacatavam os policiais quando eles falavam que tinha que acabar com o barulho em respeito aos moradores. Nesse momento é que eles berravam mais.
Quero deixar bem claro que até o momento que me retirei não vi nenhum abuso de autoridade por parte da polícia.

SEGUNDA PARTE da historia:
Madrugada de quarta, dia primeiro, uma da manhã fui acordado de novo ouvindo gritos e gente cantando.
Pergunto: Onde isso vai parar? A Lapa é da boemia, mas também dos moradores.
Sabemos que o Poder Público no Rio está passando por momentos difíceis, que as atenções estão voltadas para o Morro do Alemão, porém, por favor, olhem pela Lapa.

O projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? quer chamar todos para discutirmos sobre os problemas e buscar soluções.
Comentem nossos artigos.


---------------------------------------





OLHA NOSSA LAPA AI! SERÁ QUE A LAPA E NOSSA?Domingo, dia 7 de novembro, Lapa surpreendida: suas ruas foram fechadas para filmagem do Amanhecer, novo longa-metragem da saga “Crepúsculo”.
O projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? sabe da importância de um filme estrangeiro ser rodado no nosso Pais. Sempre ajuda no lucro que traz para o turismo, porém no momento gerou muitos transtornos para moradores e comerciantes. A dona de um brechó foi impedida de trabalhar.A guarda Municipal estava orientada para impedir a passagem. Trajeto de três minutos se transformou em caminhada de 15 .
Por volta de 17h estive na rua e pude ver transeuntes sem saberem o que fazer para irem da Praça João Pessoa até os Arcos.
Na altura do restaurante Capela na Rua Riachuelo tinha um portão por onde as pessoas tentavam passar. Testemunhamos muitas receberam não como resposta e quando elas perguntavam como fazer para ir para o lado dos Arcos a Guarda Municipal respondia não saber explicar.Por conta destes transtornos de moradores sem poder ir de um lado para o outro tivemos um ato de vandalismo: um banheiro químico foi queimado. Não apoiamos estes atos, mas também entendemos. Imagine ter que dar uma volta enorme por conta de uma filmagem que na verdade iniciou só à noite e desde cedo já fechava as ruas.
Bom, agora queremos saber o que os nossos governantes vão fazer pela Lapa?
Uma produção estrangeira vem filma e as melhorias que o bairro precisa nada. O podeder publico coloca um esquema de segurança reforçado que não existe no dia a dia para os moradores e comerciantes. POR QUE?
Bom, vem os estrangeiros dão valor para ao nosso bairro, mas ainda temos que buscar o reconhecimento dos nossos.
O problema que mais uma vez vemos é que o poder publico falta com o respeito com o povo. Deixar uma filmagem na Lapa é beleza, mas impedir as pessoas irem de um lado para outra isso não.A produção pedir o fechamento total das ruas isso não e motivo de nossa revolta, contudo o poder publico deixar isso assim é motivo de sobra para ficarmos revoltados. Colocar um forte esquema de segurança que não vemos no dia a dia isso deixa qualquer eleitor sério triste.
Bom vamos esperar a próxima filmagem e vamos ver o que espera a gente. Até lá. Fica a dúvida: Rezar ou lutar por melhorias? O QUE VOCÊ PREFERE?

O PROJETO ESTÁ ABERTO PARA VOCÊ MANDAR SEU RELATO, DENUNCIA OU QUALQUER COISA QUE ACHE LEGAL. ENTRE AQUI NO NOSSO JORNAL.
VAMOS JUNTOS LUTAR POR UMA LAPA RESPEITADA..


-----------------------------------------------------------------------------





Ih Choveu! A Lapa encheu.
Denovo!

Até quando vamos passar por isso?
Amigos, mais um dia de chuva e transtornos para o nosso bairro.
Na noite de ontem, 27 de outubro, vivemos mais uma vez um caos motivado pela chuva. Tivemos ruas cheias e muito lixo espalhado.
O projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? quer saber de todos até quando vamos ficar parados?
Queremos união para sermos fortes e lutar por melhorias para nosso bairro. É um absurdo um local que gera tanto dinheiro e que tem hoje farto comércio varegista, ótimos bares, restaurantes e casas de shows e que não tem a merecida atenção dos nossos governantes.
Ruas fechadas para lazer é mais espaços para os bares colocar suas mesas nas calçadas é bom. Choque de ordem também. O que adianta um Arcos restaurado se quando chove as ruas enchem e todos são obrigados a correr para não ficar debaixo de água.
Vamos pensar juntos o que devemos fazer para isso melhorar, vamos lutar pela Lapa.


-------------------------------------------



PRIMEIRA ETAPA DA ELEIÇÃO ACABOU. E AGORA?

No dia 3 de outubro cumprimos com nosso papel de cidadão. Votamos. Foi reeleito nosso Governador que desejamos um bom mandato e os Senadores, Deputados Federais e Estaduais.
Só está faltando a decisão para Presidente. Serra ou Dilma???. Para que lado Marina tenderá???
O projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? quer saber: Finalmente a Lapa agora vai ser cuidada?
Queremos saber dos eleitos se eles vão tratar do nosso bairro histórico com o respeito e importância que merece. Choque de Ordem pode ser bom mais policiamento ostensivo para evitar assaltos e brigas e obras de melhoria é o que o bairro está precisando o mais rápido possível.
Olhem suas tubulações de esgoto, casarões antigos que podem cair, ruas esburacadas, iluminação publica precária e muitos outras coisas.

Amigos, vamos juntos cobrar dos eleitos, atenção.
Contamos com ajuda de todos para mapear os problemas.


-----------------------------------------------------

VAMOS PARA MUDANÇA? No dia 3 de outubro votaremos para Deputados Estaduais e Federais, Dois Senadores, Governador e Presidente. O Projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? Pede a todos que estudem bem os candidatos. Faltam poucos dias para as eleições e não podemos votar por votar.Candidato que paga churrasco ou que dá camisa é não faz nada para mudar a nossa realidade é um erro. Devemos pesquisar bem em quem vamos votar e saber se ele está com sua “ fixa limpa” frente aos eleitores.
Quando for pensar em um candidato veja o que ele faz ou fez para seu país, estado, município e bairro. A Lapa precisa de representante que lute por ela.
Vamos lá amigos, não votem em políticos de amigos de boteco e sim em quem se compromete com melhorias para o bairro e preservação do nosso bem estar. Chega de errar colocando no poder pessoas que só vemos nas campanhas. O PROJETO A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? SUGERE:
NÃO JOGUE FORA SEU VOTO.
URNA ELEITORAL NÃO E LIXEIRA E SIM LOCAL DE MUDANÇAS!

----------------------------------------------------------------------------


A LAPA E ORDEM? OU A LAPA E CHOQUE?
7 de setembro, 9:17 da manhã. Ao lado da sala Cecília Meirelles deparo com uma briga entre um Roqueiro e um grupo de rua. A briga era meio estranha. Não dava para saber o que tinha acontecido que motivasse o desentendimento. O pior não era a briga e sim o fato de que bem perto dali existe uma cabine do Choque de Ordem e uma viatura da Policia Militar.Na esquina e três guardas municipais ficaram parados ao meu lado sem fazer nada.
Os moradores de rua gritavam um nome de uma facção do crime falando que a área é deles e colocando o Roqueiro embriagado para correr junto com seu amigo.
Passando por esta cena lamentável que suja nosso bairro e afasta turistas e pessoas que querem visitar, vejo dois homens com mochilas sentados no ferro da calçada na frente dos arcos olhando seu faturamento. Um mostrava para o outro o que tinha roubado na maior tranqüilidade e cara de pau. Quem passou na hora viu.
Para quem pensa que parou por ai está enganado. Na tradicional Rua Joaquim Silva tinha mais um homem de mochila em posição duvidosa.
Isso tudo o correu na frente do posto do Choque de Ordem, Guarda Municipal e Policia militar.
Fica a pergunta:
Pra que e o Choque de Ordem? É só pra multar trabalhador?
Por que não tiram da rua esse povo que se droga e rouba da Lapa?
Bem mais uma vez vejo que o Poder Público só faz ações maquiadoras para ter IBOPE, contudo resolver o problema mesmo não resolve.
O PROJETO A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? COBRA DO PODER PUBLICO QUE OLHE LOGO PELA LAPA E ALERTA: SERÁ QUE OS MORADORES TERÃO QUE ANDAR ARMADOS PARA SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA QUE A CADA DIA AUMENTA.

Escrito por:
Vinicius Mesqueu
Coordenador do Projeto


---------------------------------------------



PRÉDIO DO INSS DESOCUPADO NA LAPA, SÓ AGORA PORQUE?

No dia 30 de agosto, como todos souberam pelos canais de comunicação a ocupação situada a Rua Riachuelo nº 48 foi esvasiada e lacrado com tijolo e cimento.

Este prédio estava invadido desde 2007 e só agora o Poder Público retirou as famílias que moravam no meio de ratos, baratas e esgoto.
O projeto A LAPA E MINHA? OU LAPA E NOSSA? deixa uma pergunta no ar: Por que só agora retiraram estas famílias?
Há muito tempo os moradores, comerciantes e freqüentadores do bairro sofriam com esta ocupação e nada era feito. Só agora, perto das eleições, o lembraram de retirar estas famílias. Estranho! O prédio era abrigo para viciados, assaltantes e traficantes que moravam junto com famílias que não tinham a onde morar.
O projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? quer saber até quando vamos ter que depender da eleição para termos algumas melhorias?Por que o Poder Público não olha mais pela Lapa? Fechar rua pode ser bom, mas cuidar mais da segurança, esgoto, luz, transito e outras coisas mais é fundamental.Comente este artigo.Fotos de Marcondes Mesqueu


-----------------------------------------




MATÉRIA SOBRE A LAPA LEGAL RETIRADA NA PAGINA DO SRZD.ULTIMO FIM DE SEMANA 30/7 MATÉRIA PUBLICADA NO DIA 1/8

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) divulgou neste domingo o balanço da operação Choque de Ordem Lapa Legal realizada por agentes da instituição no boêmio bairro carioca. A fiscalização, segundo a Seop, rebocou 101 veículos e multou 240 motoristas por estacionamento em local proibido e documentação irregular. Oito pessoas pegas em flagrante urinado em local público também foram presas e menores foram acolhidos e conduzidos para o abrigo do Largo da Carioca.
Já na noite de sexta-feira, foram apreendidos 124 cervejas, 20 Guaravitas, 35 longnecks, 20 águas, seis bancos, uma garrafa de vinho, quatro bebidas energéticas, 16 ice-teas, 22 Redbulls, 37 refrigerantes, 21 maços de cigarro, 5 kg de doces, uma carrocinha da Brahma, 1 isopor, 1 barril de chope, 1 cilindro, 12 bancas de madeira, 4 grades de DVDs, 200 capas de DVD, 39 garrafas de bebidas alcoólicas e 34 licores.
Desde 16 de julho, a operação de fim de semana Lapa Legal fecha para passagem de carros as ruas Mem de Sá, Gomes Freire e Riachuelo. Além da Seop, a iniciativa da Prefeitura mobiliza e integra a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, CET-Rio, Subprefeitura do Centro, Rioluz e Comlurb.

-----------------------------------------------------------


DUAS SEMANAS DE LAPA LEGAL. TÁ LEGAL PRA VOCÊ?
Deis do dia 17 de julho o bairro da Lapa as sextas e sábados, das 22h às 5h do dia seguinte é fechado para que os bares possam colocar suas cadeiras nas ruas e os freqüentadores tenham mais espaço para seu lazer.
Como fica o trânsito? A Rua Mem de Sá é interditada entre o Largo da Lapa e a Rua Gomes Freire. Os carros são desviados para as ruas República do Paraguai, República do Chile e Gomes Freire, até a Rua Mem de Sá. Já a Riachuelo é fechada entre o Largo da Lapa e a Rua do Lavradio. Os motoristas seguem pela Rua do Riachuelo até a Rua do Lavradio, retornando pela República do Chile, em direção à Zona Sul.
Resultados: No primeiro fim de semana foram 60 pessoas detidas, 21 suspeitos de praticar pequenos delitos, 30 flanelinhas, 8 mijões e um homem acusado de desacato. Todos os flanelinhas tinham antecedentes criminais. Neste mesmo fim de semana foram 45 carros rebocados e 104 multados. Todos os menores apreendidos foram encaminhados para o abrigo da prefeitura.
Neste último fim de semana foram 37 pessoas detidas entre flanelinhas, menores e suspeitos de praticar pequenos delitos. A polícia prendeu duas pessoas praticando assalto em flagrante. Também rebocaram 26 veículos e outros 45 foram multados.
Bom, podemos ver que em números a operação Lapa Legal esta indo muito bem, mas ficam algumas perguntas no ar:
Os moradores, freqüentadores, comerciantes e todos que precisam passar pelo bairro estão gostando?
Este projeto vai ficar até quando?
Ele permanece depois das eleições?
Por que não restauram as poucas praças e colocam segurança 24hs para que os moradores possam levar seus filhos e os idosos possam ter momentos de lazer?
O bairro tem poucas ruas de lazer e a maioria dos prédios não tem play. Por que não fecham mais ruas nos finais de semana na parte da manhã para o lazer?
A Rua do Lavradio não poderia ser uma Rua de Lazer nos finais de semana já ela fecha uma vez por mês e o esquema de trânsito montado funciona?
O projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA?,não é contra nada que reflita o desejo da maioria, mas não achamos LEGAL contemplar alguns e esquecer de outros.
Vamos rever este projeto Lapa Legal. Vamos participar do seu aprimoramento?
O projeto A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? se prepõe a discutir o bairro com os seus moradores, trabalhadores, comerciantes e visitantes e juntos buscarmos soluções justas para todos.
Fique a vontade para mandar o seu comentário.
------------------------------------------------------------------------

Atenção Senhor Prefeito!



Na Esquina da Av. Gomes Freire com Men de Sá, precisamente na Praça João Pessoa, os carros estacionam de qualquer jeito.Isso pode?
Precisamos de mais atenção pela Lapa.
Onde está a repressão contra os flanelinhas não autorizados e estacionamento irregular?
O Choque de Ordem só serve para reprimir os camelos e tomar toda sua mercadoria ou multar os bares que estão com suas mesas do lado de fora?
O povo precisa de explicações.
Taxista pode trabalhar bêbado?
Se a resposta for não, faça mais blizs Lei Seca no bairro. Tem motoristas que sujando a classe.O PROJETO A LAPA E MINHA? OU A LAPA E NOSSA? pede a todos que mandem suas denúncias para que possamos reivindicar melhorias.
Queremos, com esta iniciativa, mapear os problemas e juntos lutemos pelas melhorias.



---------------------------------------------------------------------------



LAPA MOSTRA SUA CARA.
Após a derrota do Brasil na Copa, a Lapa tem um ótimo motivo para voltarmos a sorrir.
No Sábado dia 03 de julho de 2010 a rua do Lavradio, mais uma, vez é invadida por pessoas de todas as partes visitando sua tradicional Feira de Antiguidades e Artesanato.
A Rua do Lavradio foi aberta por ordem do vice Rei, Marquês de Lavradio, entre 1769 e 1779 e hoje é palco para desta feira maravilhosa. É considerada como uma rua bem badalada pela suas casas noturnas.
Podemos encontrar na feira, móveis antigos, bijuterias, roupas, quadros, capoeiristas jogando, músicos mostrando seu trabalho, poetas vendendo seu livretos, DJ da melhor qualidade e muito mais. Visite. Chegue cedo para curtir tudo que a feira oferece.
No último sábado o papo nas barracas a derrota do Brasil. Muitos comentavam com um tom de brincadeira por serem de outros paises.
A Rua do Lavradio, no primeiro sábado do mês, é um ponto de encontro de amigos e amantes da arte.
Mesmo o Brasil curtindo a derrota quem esteve na feira passou momentos de muita
descontração com roda de samba animada cantando clássicos e músicas de duplo sentindo.
Para você que nunca veio a Feira da Lavradio dê uma chegada na próxima, e para quem já veio, retorne.
Nós, moradores, amigos e trabalhadores da Lapa, precisamos mostrar nossa beleza e falar para o mundo que mesmo passando por problemas normais de um local que a cada dia cresce o bairro de Madame Satã ainda vive e respira cultura.
A feira do Lavradio é um ponto positivo porque mostra beleza para quem vem visita-la. A Lapa é um reconhecido ponto turístico da nossa cidade e país.


Escrito por: Vinicius Mesqueu e Colaboração Marcondes Mesqueu – Dia 05/07/2010






-------------------------------------------------------------


POEMA DE JUBA MACHADO / Arcos da Lapa
Poema do amigo Juba.
Obrigado pela sua colaboração.


Arcos da Lapa

Arcos que trouxeram água
gentes de todos os lados
Arcos que viram passar
carroças, bondes e tanques
Arcos em equilíbrio
pássaros, bebados e ciclistas

Arcos que ouvem gritos
músicas, sussurros e ruídos
Arcos que dão forma
ao naco de carne
sambando no balanço
da coxa morena

Arcos da Lapa
a grande boca banguela
engolindo a todos
numa antropofagia
que rumina o velho
e incorpora o novo

---------------------------------------------------------


RUAS DA LAPA PODEM GANHAR ÁREA DE LAZER NOS FINAIS DE SEMANA
Matéria publicada pelo jornal o Reporte no dia 30.05.2010 às 23:38:00

Rio de Janeiro (Agência Rio) - Em visita às obras de recuperação dos Arcos da Lapa, o prefeito Eduardo Paes informou neste domingo (30) que algumas ruas do bairro podem passar a ficar fechadas durante os finais de semana para que seja criada uma área de lazer. Paes disse que o projeto já está sendo estudado pela CET-Rio.

“Estamos estudando a possibilidade de criar aqui algo parecido com o que se faz na orla carioca nos finais de semana. A idéia é transformar algumas dessas ruas da Lapa em área de lazer, sendo fechadas totalmente ao trânsito. Vamos aguardar ainda um posicionamento da CET-Rio, que está analisando a proposta, para ver se é viável essa iniciativa, que é uma forma de melhorar esse espaço tão fantástico da cidade do Rio”, disse o prefeito.

Na ocasião, Paes também anunciou a criação do Grupamento de Revitalização do Centro Histórico, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que vai cuidar exclusivamente da região da Lapa.

O projeto de revitalização dos Arcos, que inclui além da recuperação e pintura da estrutura lateral e da caixa de passagem do bondinho de Santa Teresa, a instalação de novo sistema de iluminação que contará com lampiões que seguirão o design original. Além dessas intervenções, à noite os Arcos da Lapa ganharão uma iluminação cenográfica para valorizar sua beleza arquitetônica. Os trabalhos começaram na última terça-feira (25) e têm previsão para ficarem prontos em oito meses. Durante este período, a circulação do bondinho não será afetada.

Comentário:
Vamos ficar em cima. Precisamos muito de ares de lazer para nosso lazer e nossas crianças.
Não vamos deixa isso ser só uma promessa!

Assinado:
Vinicius Mesqueu
------------------------------------------------------------------


REPORTAGEM EXIBIDA NO BOM DIA RIO DE 25/08/2008
Olha amigos como isso ainda esta bem atual e ainda o retrato de quem mora da Lapa.

Lapa, no Centro do Rio, é o retrato da desordem e da insegurança.
Mesmo à luz do dia, quem passa pelo bairro mais boêmio da cidade vê moradores de rua usando drogas. Assaltos também são comuns. Uma equipe do Bom Dia Rio mostrou a desordem no local.
A Lapa, um dos bairros mais tradicionais do Rio, é o retrato do abandono e da falta de segurança. no domingo à tarde de 25/08/08, uma equipe do Bom Dia Rio esteve no local e mostrou a desordem no bairro mais boêmio da cidade.
O domingo, para três jovens, era pra ser um dia de lazer. Elas planejavam visitar Santa Teresa, mas um assalto, perto dos Arcos da Lapa, acabou com o passeio.
“Estávamos nós três indo pegar o bondinho para Santa Tereza e eles puxaram a minha bolsa. Eram uns dez garotos juntos. Eu fui falar com o policial e ele disse: 'eles correm, não posso fazer nada'. É uma porcaria, não posso sair da minha casa que sou assaltada”, reclamou uma das jovens.
Na região, a sensação de insegurança está aos nossos olhos. Moradores de rua passam o dia nas calçadas e nem mesmo a presença da polícia consegue intimidá-los.
Um grupo, aparentemente drogado, chega perto da equipe do Bom Dia Rio. Uma mulher também se aproxima e atinge um dos homens com um objeto cortante. No meio da praça começa uma briga. Com a chegada do reforço policial, a situação se acalma. A cena assusta e decepciona quem vive no bairro.
“Um cartão postal do Rio de Janeiro e é isso que se apresenta pro turista e para gente que mora aqui, tem hora que a gente não acredita”, lamenta o comerciante.
Turistas do Equador, que passeavam pelo local, dizem que não se sente inseguro ao andar pelo Centro do Rio., mas aprenderam a se proteger. “Nos advertiram que devemos ter cuidado com as bolsas”.
Segundo o Instituto de Segurança Pública, do Governo do Estado, de janeiro a maio de 2008 o número de assaltos a pedestres no centro aumentou 10% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Alegando falta de segurança a Secretaria Municipal de Assistência social informou que desde a semana passada suspendeu o acolhimento a moradores de rua na região da Lapa. Enquanto isso, muitas crianças, jovens e adultos ficam desamparados.
Foram encontrados várias crianças e jovens com sinais de que estariam drogados. “É muita gente usando droga que eu já vi várias vezes, é um pouco complicado. A segurança é pouca, até porque tem muita gente de rua. A noite é roubo toda hora, correria de gente”, contou Gonçalo Mendes, chefe de segurança.
Para a cabeleireira Rosa Maria Mendes, que mora com a família há 15 anos na Lapa, a desordem na região é um problema antigo. “Muita falta de segurança, muito mendigo, morador de rua. Realmente não temos segurança aqui no Centro. É uma problema que se arrasta há muitos anos porque as autoridades não tomam providência”, falou a cabeleireira.
Apesar dos flagrantes registrados pela nossa equipe de reportagem, a Secretaria de Segurança Pública informou que o policiamento foi reforçado no bairro e que mantém uma viatura nas imediações dos Arcos da Lapa para evitar os roubos na região.
Já a Secretaria de Assistência Social confirmou que o trabalho dos educadores, na Lapa, está suspenso até que o problema da falta de segurança seja resolvido.

---------------------------------------------------------------------------------------------------



OPERAÇÃO DO CHOQUE DE ORDEM NA PÁSCOA
LEIA UM TRECHO DA MATÉRIA FEITA PELO JORNAL DO BRASIL FALANDO SOBRE ATUAÇÃO DO CHOQUE DE ORDEM NO FERIADO DA PÁSCOA.
RIO DE JANEIRO - A operação Choque de Ordem na Páscoa apreendeu durante o feriado 113 moradores de rua (93 menores) na região da Lapa, no Centro. A ação deflagrada pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) com o apoio de policiais militares do 13ª BPM (Praça Tiradentes) prendeu em flagrante nove maiores que roubavam relógios, celulares e carteiras de freqüentadores da Feira Noturna Lapa Legal e de bares nas imediações. Todos os adultos foram conduzidos para a 5ªDP (Gomes Freire), os menores, alguns deles consumidores de crack, foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Durante o Choque de Ordem na Páscoa, a fiscalização também rebocou 10 veículos e multou 57 por estacionamento irregular.

A ação começou na noite de sexta-feira, às 22h, nos Arcos da Lapa, e deteve 58 pessoas. O Choque de Ordem apreendeu 48 menores suspeitos de praticarem pequenos roubos na região, todos levados para a DPCA. Oito maiores foram presos em flagrante quando investiam contra freqüentadores da Lapa levando celulares, relógios e carteiras. Junto com os detidos, outros dois maiores foram levados para a 5ªDP (Gomes Freire) e, em seguida, liberados.

Na noite de sábado, a operação começou às 21h e apreendeu 55 moradores de rua. Foram encaminhados para a DPCA, 45 menores, cinco deles que já haviam sido apreendidos na véspera. Um homem foi preso em flagrante após ter sido flagrado pelos policiais militares roubando uma câmera fotográfica de um transeunte. Junto com ele, outros nove maiores foram levados para a 5ªDP (Gomes Freire) e liberados após terem seus antecedentes levantados.

No total: 12 celulares, 4 carteiras de identidade, 1 colete reflexivo, 4 facas, 1 mochila, 1 cachimbo de crack e papel para endolação de drogas foram levados para a delegacia.

– Desde as noites quarta-feira, a Seop está atuando constantemente com a Polícia Militar, mapeando e desenvolvendo um trabalho de inteligência na Lapa, com o objetivo de garantir aos frequentadores da região um lazer com segurança e tranquilidade – afirmou Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
Comentário sobre a matéria:
Esta matéria foi publicada ás 22:41 do dia 04/04/2010.
Não queremos desmentir atuação do choque de ordem mais esta operação esta longe de ter sido boa.

Nos mesmos dias citados tivemos varias crianças e adultos se drogando nas ruas, assaltos, flanelinhas que praticam um roubo disfarçado cobrando valores absurdos e se você não pagar esta sujeito a ter seu bem danificado.
Não queremos jogar pedra em ninguém só queremos mais atenção do poder publico.
Comentários de Vinicius Mesqueu
Idealizador e Coordenador do Projeto A LAPA É MINHA? OU A LAPA É NOSSA?



DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011







DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011

DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011


SEXTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2011

SEXTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2011

SEXTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2011









QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO DE 2011

QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO DE 2011



TERÇA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2011

SEXTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2011

QUINTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2010





SEXTA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO DE 2010


QUARTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2010


SEXTA-FEIRA, 8 DE OUTUBRO DE 2010

QUARTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2010



QUARTA-FEIRA, 8 DE SETEMBRO DE 2010


SEGUNDA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2010


QUARTA-FEIRA, 4 DE AGOSTO DE 2010

QUARTA-FEIRA, 28 DE JULHO DE 2010


QUINTA-FEIRA, 8 DE JULHO DE 2010


QUARTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2010

QUARTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2010

QUARTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2010

QUARTA-FEIRA, 7 DE JULHO DE 2010

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE JULHO DE 2010